Le Santé, Saúde

Qual a importância da saúde oral para o paciente oncológico?

20 de março de 2020

Para quem vai iniciar o tratamento contra algum tipo de câncer, é comum que o oncologista indique ao paciente que procure um dentista antes do início do tratamento para que a saúde oral possa ser analisada. Mas qual a real importância de manter a boa saúde oral para o paciente oncológico?

Acontece que a radiação contida na quimioterapia e radioterapia pode causar alguns males bucais, como cáries de radiação, sensibilidade nos dentes e gengiva, surgimento de feridas, boca seca e perda de paladar.
Contudo, os sintomas podem ser variados de acordo com o organismo de cada paciente.

É importante que antes e durante o tratamento, o cuidado bucal deve ser redobrado para que seja controlado ou evitado esses sintomas. A manutenção oral é a principal ferramenta para manter uma saúde bucal rigorosa.

Além disso, é de extrema importância que o paciente vá frequentemente no dentista antes, durante e depois do tratamento oncológico para que essas alterações sejam observadas de perto, podendo haver intervenção médica para que mantenha a boa saúde oral do paciente.

Como manter a boa saúde bucal?
  • Fazer uso frequente do fio dental;
  • Escovar de forma cuidadosa (inclusive gengiva e língua após cada refeição);
  • Ingerir água frequentemente para que possa manter a boca sempre úmida;
  • Evitar o uso de enxaguantes bucais com álcool;
  • Evitar o uso de palitos de dente;
  • Não consumir bebidas alcoólicas;
  • Evitar o tabagismo.

É importante que algumas prescrições do dentista também sejam adaptadas na rotina do paciente, por isso, as visitas frequentes neste profissional é de extrema importância.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco pelas nossas redes rociais.

No Comments

Leave a Reply