Blog Le Santé, Saúde

Dicas para controlar a ansiedade durante o tratamento

25 de fevereiro de 2020
pessoa numa montanha meditando sentada, ao fundo o pôr do sol

Durante todo o tratamento oncológico a maioria dos pacientes tendem a ficar ansiosos com os exames e resultados, isso pode ser normal para alguns mas de certa maneira, esse comportamento pode acabar piorando o estado do paciente, fazendo com que o estado emocional fique abalado.  Por isso, há algumas técnicas que os pacientes podem utilizar para que se sintam mais relaxados, podendo controlar a ansiedade. 

Práticas Integrativas

As práticas integrativas se referem à integração de vários tipos de tratamentos, podendo eles ser convencionais ou não. O ser humano, por ser muito complexo, deve ter um cuidado mais abrangente com o seu corpo e mente, para o paciente oncológico isso pode ser fundamental. 

O que está incluso nas práticas integrativas?

Dentro das práticas integrativas estão inclusos o yoga, reiki, meditação, acupuntura e muitos outros. Essas práticas são utilizadas no tratamento de doenças pois reduzem os efeitos colaterais e aumentam o bem-estar  e qualidade de vida do paciente em tratamento. 

Qual o objetivo de realizar estas atividades?

Algumas dessas práticas integrativas tem como objetivo acalmar o corpo e a mente. No yoga, por exemplo, é realizado técnicas de postura, alongamento, respiração e relaxamento. Essas técnicas fortalecem a resposta de relaxamento do paciente, auxiliando na fase de ansiedade, tensão ou estresse. 

A prática desse tipo de atividades, pode ser recomendada a todas as pessoas, inclusive crianças e idosos, independente do seu estado de saúde, todos podem realizar técnicas de relaxamento e respiração para que possa se acalmar e evitar ansiedade. 

Essas técnicas também ajudam a reduzir náuseas, desconfortos abdominais, dores e cansaço, o que acaba sendo muito útil para o paciente em tratamento oncológico e para pessoas com depressão. 

Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) já conta com práticas integrativas nos seus pontos de saúde. Algumas clínicas e hospitais oncológicos também podem contar com o profissional da área incluso na equipe multidisciplinar. 

É importante que antes de qualquer alteração na rotina do paciente em tratamento oncológico, o médico responsável esteja ciente a essas mudanças para que possa estar atento ao bem estar do paciente. 

Siga nosso perfil no instagram para ter acesso a mais conteúdos.

No Comments

Leave a Reply